Pular para o conteúdo principal

Aula Sentido da Visão 👀

Olá pessoal, tudo bem?
Hoje no período matutino realizamos uma aula sobre o sentido da visão para o 8º ano do Ensino Fundamental II. Enfatizamos a morfologia externa e interna do olho, estruturas protetoras do olho, suas funções e a formação da imagem.

     Iniciamos explicando a atividade, que foi respondida pelos alunos no decorrer da aula com o auxilio do modelo didático do olho. Este foi produzido com papel reutilizado, cola misturada a água, bexiga, forma de ovo de chocolate, papelão, papel seda preto, papel cartão, plástico de pet e tintas. Para melhor entendimento, com o auxilio do professor regente, desenhamos um olho no quadro negro, apontamos e nomeamos as estruturas.



     Para finalizar a aula, explicamos como os estímulos luminosos projetam-se no fundo da retina invertidos, como estes são transformados em impulsos elétricos e enviados ao cérebro para que a imagem seja formada. Para elucidar esta explicação, utilizamos um modelo didático produzido com uma caixa co tampa, tendo seu interior pintado de preto, um tubo de cartolina, uma lupa, papel vegetal e fita adesiva preta.


    Esta aula foi uma parceria com os alunos do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID e acadêmicos cursantes da disciplina de Instrumentação em Ciências e Biologia noturno, que produziram os modelos.

      Agradecimentos:
     Larissa Romanello, Sandro R. Moucha, Vanesa Pianaro, Daniele Pavarin, Thais S. Costa ❤

      Obrigada por ler até aqui! Até mais 😄✋

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestrinha: Corpo Humano

      Olá pessoal, tudo bem?       Hoje venho contar a vocês sobre nossa primeira palestrinha, aplicada aos aluninhos do 2º ano do fundamental 😍😇.        Para a aplicação da aula nós utilizamos uma miniatura de torso  e um esqueleto (falso) humano.      Os conteúdos sobre as partes do corpo humano foram divididos em proporções semelhantes para que todos os bolsista pudessem explanar sobre o assunto.      De formas mais simplificadas, explicamos aos alunos os nomes, a localização e a função de órgãos, músculos e ossos.          Em seguida desmontamos o dorso, e passamos as peças para que cada aluno observa-se individualmente as partes que o compõem, com o intuito de que a assimilação da forma das partes fixasse o conteúdo explanado.       Assim como, também os organizamos em fila unica, para que observassem individualmente a...

Oficina Vasinho Anti Dengue

Olá pessoal, tudo bem?      Hoje desenvolvemos uma oficina de Vasinho Anti-Dengue para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos sobre o Aedes aegypt i e o que podemos fazer para impedir sua proliferação.      Para a oficina, introduzimos informações sobre o mosquito Aedes aegypti , as doenças que transmite, como Zika, Dengue, Chikungunha, e a importância  de não deixar água parada. Dentro deste último, explicamos a função e importância do Vasinho a ser produzido.      Para a oficina utilizamos, para cada aluno, um litro pet (tamanhos diferenciados), um pedaço de cordão, impressão de figura para identificação do vasinho, uma muda de flor, terra, água e pedrinhas. Primeiramente cortamos os litros ao meio e encaixamos a parte superior na parte inferior do litro para verificar o encaixe e arrumar se necessário. Em seguida transpassamos um pedaço de cordão na tampa do litro, com e...

III SEMINÁRIO e V ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID UNESPAR

Olá pessoal, tudo bem?      Hoje venho contar sobre o III Seminário e V Encontro do PIBID UNESPAR, evento muito importante que encerrou hoje, e que ocorreu na Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória. Ou seja, nossa humilde residência!      O evento decorreu do dia 08/11 ao dia de hoje, com diversas atividades simultâneas como palestras, apresentações, rodas de conversa etc. Dentre estes, os assuntos principais debatidos foram a importância do PIBID e que, infelizmente, querem tirar o programa de ação 😔. Para demonstrar nosso descontentamento com a ultima idéia, durante o evento diversos tipos de manifestações e abaixo-assinados foram feitos a favor do programa ❤ #ficaPIBID      Nosso grupo do subprojeto de Ciências Biológicas participou do evento através de trabalhos na forma de roda de conversa, apresentação de banner e oficina itinerante, que demonstraram um pouco do nosso trabalho nas escolas e a importância...