Pular para o conteúdo principal

Aula sobre pH

Olá pessoal


      
    Nessa quinta feira, dia 25 de maio apresentamos uma aula sobre o pH para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II.     

   Apresentamos essa aula com o objetivo de fazê-los compreender a diferença de pH ácido e básico através da adição do indicador de pH caseiro,  a fim de perceber que o pH de um sistema é dependente das concentrações de hidrogênio [H+] e [OH-] e ressaltar também a importância dos ácidos e das bases para nossas vidas. 
Para fazer o indicador de pH caseiro, utilizamos os seguintes materiais:
  •        Tábua de cortar
  •        Faca
  •        1 repolho roxo
  •        1 litro de água
  •        Liquidificador
Primeiro picamos o repolho, após batemos no liquidificador com água e filtramos.
     O suco de repolho roxo funciona como indicador de pH porque é rico em antocianinas, as quais estão presente na seiva de muitos vegetais, tais como uvas, jabuticabas, amoras, beterrabas, bem como em folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira. As antocianinas são responsável pela coloração rosa, laranja, vermelha, violeta e azul da maioria das flores.
      Fizemos o teste do pH no dia 11 de maio utilizando os seguintes materiais: sabão em pó, limão, água sanitária, bicarbonato de sódio, vinagre, água e ácido Clorídrico (HCl).
     Durante a aula aplicada realizamos um debate com os alunos questionando se determinados produtos e alimentos encontrados em casa tem característica acida ou básica, em seguida expomos os conceitos de pH “potencial Hidrogeniônico”, acidez e basicidade e a escala de numérica de pH. (slide pH)
        Após a explicação colocamos cada substancia a ser testada em béqueres em quantidade semelhante e adicionamos um pouco de suco de repolho roxo em cada um, onde os alunos observaram as mudanças de cor e comparam com a tabela de ph de indicador caseiro.  Para essa aula utilizamos as seguintes substancias: água mineral, água da chuva, limão, vinagre, álcool, água sanitária, bicarbonato de sódio, leite de magnésio e acido clorídrico (HCI).

Por hoje é isso! Espero que tenham gostado  😘👋


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Palestrinha: Corpo Humano

      Olá pessoal, tudo bem?       Hoje venho contar a vocês sobre nossa primeira palestrinha, aplicada aos aluninhos do 2º ano do fundamental 😍😇.        Para a aplicação da aula nós utilizamos uma miniatura de torso  e um esqueleto (falso) humano.      Os conteúdos sobre as partes do corpo humano foram divididos em proporções semelhantes para que todos os bolsista pudessem explanar sobre o assunto.      De formas mais simplificadas, explicamos aos alunos os nomes, a localização e a função de órgãos, músculos e ossos.          Em seguida desmontamos o dorso, e passamos as peças para que cada aluno observa-se individualmente as partes que o compõem, com o intuito de que a assimilação da forma das partes fixasse o conteúdo explanado.       Assim como, também os organizamos em fila unica, para que observassem individualmente a...

Oficina Vasinho Anti Dengue

Olá pessoal, tudo bem?      Hoje desenvolvemos uma oficina de Vasinho Anti-Dengue para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos sobre o Aedes aegypt i e o que podemos fazer para impedir sua proliferação.      Para a oficina, introduzimos informações sobre o mosquito Aedes aegypti , as doenças que transmite, como Zika, Dengue, Chikungunha, e a importância  de não deixar água parada. Dentro deste último, explicamos a função e importância do Vasinho a ser produzido.      Para a oficina utilizamos, para cada aluno, um litro pet (tamanhos diferenciados), um pedaço de cordão, impressão de figura para identificação do vasinho, uma muda de flor, terra, água e pedrinhas. Primeiramente cortamos os litros ao meio e encaixamos a parte superior na parte inferior do litro para verificar o encaixe e arrumar se necessário. Em seguida transpassamos um pedaço de cordão na tampa do litro, com e...

III SEMINÁRIO e V ENCONTRO INSTITUCIONAL DO PIBID UNESPAR

Olá pessoal, tudo bem?      Hoje venho contar sobre o III Seminário e V Encontro do PIBID UNESPAR, evento muito importante que encerrou hoje, e que ocorreu na Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória. Ou seja, nossa humilde residência!      O evento decorreu do dia 08/11 ao dia de hoje, com diversas atividades simultâneas como palestras, apresentações, rodas de conversa etc. Dentre estes, os assuntos principais debatidos foram a importância do PIBID e que, infelizmente, querem tirar o programa de ação 😔. Para demonstrar nosso descontentamento com a ultima idéia, durante o evento diversos tipos de manifestações e abaixo-assinados foram feitos a favor do programa ❤ #ficaPIBID      Nosso grupo do subprojeto de Ciências Biológicas participou do evento através de trabalhos na forma de roda de conversa, apresentação de banner e oficina itinerante, que demonstraram um pouco do nosso trabalho nas escolas e a importância...